Independência do Brasil e o café
Você sabia que a Independência do Brasil e o café tem muita coisa em comum?
O café, chamado de “ouro verde”, desencadeou um grande processo de desenvolvimento e enriquecimento do país.
O início
Depois da chegada das primeiras sementes de café no norte do Brasil, vindas da Guiana Francesa, o país encontrou uma vocação econômica forte, o que nos deu forças para buscar maior autonomia.
Devido às favoráveis condições climáticas, rapidamente o cultivo do café se espalhou e a produção passou a figurar o mercado doméstico. O café passou por vários estados e, em um breve espaço de tempo, se tornou um dos principais produtos da economia brasileira.
Com o grão distante do litoral, surgiu a necessidade de um meio de transporte efetivo. Trens e ferrovias começaram a auxiliar a produção cafeeira, o que também representou crescimento para o país como um todo.
Fatos após a Independência do Brasil
A expansão da economia cafeeira já em meados do século XIX, introduziu, aos poucos, diversas modificações no Brasil como a substituição da mão de obra escrava pelo trabalho assalariado (através da imigração), a modernização dos meios de transporte (com a construção das estradas de ferro), a expansão da rede bancária e do crédito agrícola), a modernização dos portos do Rio de Janeiro e de Santos e a dinamização das atividades comerciais.
Por meio da imigração, a diversidade étnica do país também foi aumentada. Diferentes povos trouxeram consigo culturas distintas que foram integradas à sociedade e refletem até a atualidade na cultura nacional.
Até meados do século XX, o café se estabeleceu como a grande riqueza brasileira. Sua importância no desenvolvimento do Brasil permaneceu durante quase um século. O Brasil foi inserido nas relações internacionais de comércio por meio da nossa bebida preferida. Durante muito tempo, o nosso crescimento foi movido pelo hábito do cafezinho. Por isso, a qualidade do nosso grão e forma de produção passou a ser reconhecida internacionalmente.
Com maior segurança nos negócios, o cenário passou a ser mais favorável e os negócios de café continuaram a prosperar. Por muito tempo, o café se estabeleceu como a grande riqueza brasileira, sendo um dos principais produtos nacionais até hoje!
Conclusão
Como podemos perceber o café além de ser uma das bebidas mais queridas do país, também tem uma importância histórica.
Agora que estamos bem informados sobre a nossa história brasileira, que tal vir aqui no Rei do Café saborear um café delicioso?
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 34/36, no Centro de Santos/SP.
Ou clique aqui e compre nossos cafés e acessórios através do nosso site.