Que o café ajuda a afastar o sono, graças a sua composição ter efeitos estimulantes, é de conhecimento geral, mas será que o café ajuda a emagrecer?
A resposta é sim. A cafeína acelera o metabolismo e tem efeitos diuréticos que colaboram para eliminar os quilinhos a mais.
Antes de sair bebendo litros de café por conta, leia o artigo abaixo para entender os efeitos e a maneira correta de ingerir a bebida sem prejudicar a saúde.
Boa leitura!
Como incluir o café na sua dieta
Existem diversas formas para incluir a bebida na sua dieta e ajudar na manutenção do peso, porém é importante ressaltar que o tipo indicado é sempre o café preto sem açúcar ou adoçante. Então, nada de achar que pode incluir o capuccino na sua dieta.
Como cada pessoa possui seu treino e dieta específico para cada objetivo (perder peso, manter peso, ganhar massa magra, etc), apresentaremos algumas das opções mais comuns.
Ressaltamos que antes de iniciar qualquer dieta, procure o acompanhamento de um profissional, para que você possa perder peso com saúde.
Antes das refeições
Uma xícara pequena de café antes das refeições ajuda a diminuir a compulsão pela comida, dando a sensação de saciedade. Desta forma você consegue driblar a vontade de comer mais do que deve.
Antes do treino
Como o café estimula os músculos durante as atividades físicas prolongadas e o corpo passa a queimar gordura, ao invés dos açúcares encontrados nos carboidratos, ingeri-lo antes dos treinos também pode ter resultados positivos.
Outros benefícios são a melhora na respiração, já que o café estimula a dilatação das vias respiratórias, e a diminuição da sensação de fadiga, te dando mais energia para cumprir a sua rotina de exercícios.
Jejum intermitente
Ingerir café não irá quebrar o ciclo do jejum intermitente, por isso, pode ser bebido normalmente durante o dia, além de diminuir a vontade de comer.
Pós treino
Para quem pratica atividades físicas regularmente e está acostumado a lidar com as dores depois de uma sessão de treino puxada, o café pode se tornar um novo aliado. Seus componentes ajudam a transportar a glicose de maneira mais rápida para os músculos, o que ajuda no processo de recuperação muscular.
Água Engarrafada
A água engarrafada pode variar de água da torneira purificada a água mineral natural, com teores minerais variados. Opte por água engarrafada com teores de cálcio e magnésio na faixa de 50 a 150 mg por litro, preferencialmente com maior teor de magnésio, que realça o sabor do café, enquanto o cálcio pode, por vezes, conferir um gosto amargo.
Devido ao custo e ao impacto ambiental do plástico, é recomendável evitar o uso excessivo de água engarrafada, embora ela sempre resulte em um café saboroso.
Conclusão
O café não é uma pílula mágica que pode ser consumido de forma desmedida. Seu efeito não será maior, se a quantidade de café ingerido for superior ao recomendável para um pessoa saudável, pelo contrário, ele começará a não ter efeito algum, devido a um fator chamado de: tolerância.
Para quem busca um corpo saudável, o melhor método é contar com o acompanhamento de um profissional que vai te indicar uma dieta balanceada de exercícios e alimentos.
E mais, cada pessoa é única e suas particularidades não devem ser ignoradas, fique atento aos sinais do seu corpo e não siga qualquer dieta sem levar em conta as suas especificidades físicas.
Saúde sempre em primeiro lugar!
Agora que você já que o café ajuda a emagrever, venha conhecer a vasta linha de cafés do Rei do Café.
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 34/36, no Centro de Santos/SP.
Ou clique aqui e compre nossos cafés e acessórios através do nosso site.