O que é café descafeinado?
O café descafeinado é uma variedade da bebida que serve de alternativa para aqueles que não abrem mão de degustar a cafeína, mesmo tendo distúrbios de ansiedade e sono.
Mas, para saber mais sobre o assunto continue lendo nosso artigo.
A origem do café descafeinado
Em 1820 o químico alemão Friedlieb Ferdinand Runge, ao receber de presente algumas sementes de café, conseguiu isolar a substância cafeína do grão de café.
Na sequência foram realizados vários estudos e testes, até que em 1906 Ludwig Roselius anunciou o café descafeinado no mercado pela primeira vez.
Por acreditar que seu pai havia morrido pelo excesso de consumo de cafeína, Ludwig passou a procurar por um método simples que eliminasse o “veneno” do café e acidentalmente descobriu que, em uma carga de café que chegou na Alemanha por via marítima, algumas sacas foram encharcadas pela água salgada. Resultado: o mesmo sabor com menos cafeína. Em 1905, ele patenteou o método de aquecer os grãos no vapor e tratá-los com uma sequência de ácidos e bases.
O conceito do café descafeinado
Engana-se quem acredita que a versão descafeinada é isenta de cafeína.
Na verdade, ela possui apenas 3% de cafeína em sua composição. Uma xícara de café descafeinado possui 3mg de cafeína.
O café descafeinado também é rico em antioxidantes, apesar de apresentar uma quantidade 15% menor que o café comum.
Além dos antioxidantes, o café descafeinado contém alguns nutrientes como magnésio, potássio e niacina ou vitamina B3.
Como ele é feito
Atualmente, são conhecidos dois processos de extração da cafeína, ambos bem semelhantes: o Swiss Water Decafe e o Mountain Water Decafe.
No Swiss Water o café cru é colocado em um tanque com água, onde a temperatura se eleva até que os compostos químicos naturais da fruta se desprendam do grão. Quando isso acontece, o café, que já está “sem a cafeína” é separado dessa água e levado para outro tanque.
Então, a água passa por uma série de filtragens. Geralmente, utiliza-se o filtro de carvão ativado que tem a capacidade de absorção da cafeína. Conforme acontecem essas filtragens, é feita uma medição para averiguar se a cafeína realmente está sendo eliminada.
Feito isso, a água, que ainda está saturada das outras características sensoriais, é devolvida para o café. Novamente, as matérias são submetidas à alta temperatura para que os grãos fiquem vulneráveis para receber os compostos de sabores que ainda estão na água. Em seguida, o café passa por etapa de pressão para incorporar bem esses compostos. Por fim, é levado para uma esteira de secagem, é ensacado e depois torrado.
O processo Swiss Water é 100% sem químicas e foi descoberto em Schaffausen, na Suíça. O método deixa o café com 99,9% sem cafeína e preserva as notas e características sutis do grão de café. Inclusive, é o método que utilizamos atualmente em nosso café descafeinado.
Além disso, este método, começou ser estudado em 1930 e só foi comercializado em 1979, ou seja, foi um longo período de maturação e entendimento do processo físico-químico do método antes de aplicá-lo oficialmente e oferecê-lo à indústria de cafés. Saiba mais sobre o processo!
Em outras palavras, a cafeína é removida do café utilizando 4 elementos: o café, água, tempo e temperatura.
Já o Mountain Water Decafe tem o sistema bem parecido com o Swiss Water Decafe. A diferença é que, além do carvão ativado, a filtragem também passa por alguns outros processos de filtragem.
Onde comprar café descafeinado de qualidade
Agora que você sabe que a versão descafeinada do café é o símbolo perfeito dos tempos modernos, nos quais as pessoas não precisam deixar de lado determinados paladares para investirem no bem-estar, chegou a hora de saborear.
E aqui no Rei do Café você encontra essa iguaria.
Seja em nossa loja física, na Rua Gonçalves Dias, 34/36 no Centro de Santos/SP ou clicando aqui em nossa loja virtual.