O futebol brasileiro é marcado por uma rica história repleta de clubes lendários, e entre eles, o Santos Futebol Clube se destaca como uma verdadeira paixão que transcende gerações.
Assim como o Rei do Café que se tornou ícone na cidade de Santos quando o assunto é café.
E no último dia 16 essas duas paixões fizeram parte de uma matéria especial no Jornal da Record.
Santos Futebol Clube: A História de uma Paixão
Fundado em 1912, o Santos Futebol Clube rapidamente se estabeleceu como uma potência no cenário do futebol brasileiro. Com uma trajetória repleta de conquistas, o clube conquistou o coração de milhões de torcedores, criando uma paixão que vai além dos limites do campo.
Os torcedores do Santos têm orgulho de uma história rica, marcada por ícones como Pelé, Neymar, e tantos outros que vestiram a camisa alvinegra com honra e dedicação. Esses craques eternizaram momentos memoráveis que alimentam a chama da paixão santista até os dias de hoje.
O Rei do Café
A década de 1919 foi muito importante para a história da cidade de Santos.
Neste período o município passou por diversas transformações: a Bolsa do Café de Santos era instituída oficialmente por um Decreto Federal, pois o café era o principal produto agrícola movimentado na cidade e no país.
Em 1912, começavam a funcionar os famosos canais que atravessam a cidade, o sistema de saneamento projetado pelo sanitarista Saturnino de Brito. No mês de abril deste mesmo ano também era fundado o Santos Futebol Clube, ano também da inauguração da casa Rei do Café por imigrantes portugueses.
O português Sebastião Menezes iniciou uma pequena loja de torrefação e moagem de café. Através de uma carta de chamada enviada para Portugal, trouxe para o Brasil o jovem Joaquim Augusto Alves, para aprender a fazer a torrefação e a moagem do café de forma artesanal. Na década seguinte, Joaquim tornou-se sócio proprietário e nos anos 50 a casa passou a ser uma sociedade administrada pela família.
A partir da década de 80, o Rei do Café passou a ser administrado também pelo filho, José Reinaldo Rema Alves e, nos dias atuais, a torrefação conta com a terceira geração da família em sua administração, mantendo a tradição familiar, a qualidade e o sabor único do café.
A União Indissolúvel
As duas histórias se conectam graças a paixão dos administradores do Rei do Café pelo clube Santos Futebol Clube.
Como foi apresentada na matéria da TV Record, os irmãos Reinaldo e Joaquim eram frequentadores assíduos das partidas do time no estádio Urbano Caldeira,com registros em fotos com jogadores que fizeram história no clube.
E essa paixão pelo clube foi passado de geração em geração, que hoje já está na 4ª linhagem.
Acesse a matéria completa clicando aqui.
E que tal aproveitar e vir conhecer o Rei do Café?
Venha fazer uma visita e conheça de perto a nossa história.
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 34/36, no Centro de Santos/SP.
Ou clique aqui e compre nossos cafés e acessórios através do nosso site.