Café geisha – o mais valioso do mundo
O café geisha se tornou o café mais valioso do mundo.
Desde sua estreia em 2004 no prestigiado concurso Best of Panamá, onde conquistou uma extraordinária pontuação de 94,6 de 100 na escala da Specialty Coffee Association (SCA), apreciar uma xícara do café geisha tornou-se sinônimo de prazer gustativo supremo.
Mas você o que essa variedade tem para ser tão especial?
Vamos esclarecer essa dúvida nas linhas a seguir.
A história do café geisha
Gueixa ou Geisha é uma variedade de café originário da floresta Gori Gesha na Etiópia.
Descoberta em 1931, essa variedade 100% arábica atravessou fronteiras, passando pela Tanzânia, Quênia e Costa Rica, até chegar no Panamá, na década de 1960.
A fazenda La Esmeralda foi a pioneira no cultivo e na disseminação do café especial nas terras altas do Panamá. A reputação da fazenda transcende fronteiras e suas exportações chegam a 27 destinos ao redor do globo. Entre esses destinos, encontra-se o Japão, onde a bebida tem presença cativa na dieta da família imperial – um testemunho do sucesso absoluto desse grão entre os consumidores de paladar exigente e refinado.
Geralmente comercializado em microlotes, o café está chamando a atenção de outros produtores da América Latina e vem sendo cultivado em lavouras de países como Peru, Bolívia e Costa Rica, entre outros. Aos poucos, o geisha está se espalhando pelo mundo.
Responsável por cultivar e difundir o café especial no Alto Panamá, a fazenda La Esmeralda é referência mundial e exporta para 27 destinos. Entre eles está o Japão, país em que a bebida marca presença na dieta da família imperial; uma prova do sucesso do grão entre consumidores de alto padrão.
Características
Com seu aroma floral envolvente, corpo cremoso, acidez agradável e notas de jasmim e mamão papaya que são verdadeiramente únicas em relação a qualquer outro tipo de café, essa bebida se estabeleceu como uma experiência sensorial incomparável.
O geisha possui baixa produtividade e por isso tem condição de trabalhar bem seus grãos. Nesse sentido, é um café muito doce, geralmente, a medição do teor de açúcar é entre 25 e 30 (Brix).
A estrutura do arbusto é bem característico, pois tem seus ramos sempre apontados para cima. Além disso, a maturação não é homogênea, sendo necessário passar por eles mais de uma vez para fazer a colheita na hora correta.
O pé de café Gesha, apesar de sua resistência natural à ferrugem do café, é uma planta complexa de ser cultivada, exigindo cuidados diferenciados por parte dos cafeicultores, o que acaba agregando ainda mais valor ao produto final.
Modo de preparo
O método de preparo mais indicado para o geisha é o filtrado, para preservação ao máximo de suas características sensoriais do grão especial.
O espresso também é um método indicado, devido à sua alta complexidade.
A fama do café geisha
O geisha possui grãos altamente complexos e saborosos, o que faz com que a bebida seja considerada como tão delicada e especial quanto os melhores chás.
Especialistas derramam elogios às particularidades do grão e apontam como principais trunfos do geisha corpos presentes em níveis elevados, com destaque especial para doçura, acidez e aromas florais.
É possível descrever em uma palavra a valiosidade do café Geisha: cultivo. Esse trabalho pegou de jeito a família imperial japonesa, que o tornou a bebida oficial dela. Não é exagero, viu? É coisa de realeza mesmo! Eles são muito exigentes, o que faz dessa conquista ainda mais especial.
Esse reconhecimento não foi para menos! As mulheres que trabalham na colheita passam mais de 20 vezes na plantação, tudo para que a colheita ocorra da melhor forma. Isso faz um grão que agrada aos paladares mais exigentes do mundo chegar até você.
Onde encontrar
Embora praticamente toda a produção do café geihsa seja direcionada ao mercado externo, aqui no Rei do Café você encontra essa iguaria.
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 34/36, no centro de Santos/SP.
Ou se preferir acesse nossa loja on-line e adquira os melhores café, além de acessórios que irão enriquecer sua experiência com a bebida.