O que é café especial?
Nada como tomar aquele café especial. Mas você sabe porque a bebida leva essa classificação?
Não é por ter sido feito com amor.
Continue lendo esse artigo e você irá descobrir.
Significado do café especial
Café especial é um termo usado para descrever grãos de café de alta qualidade que atendem a certos critérios de cultivo, colheita e processamento.
Ele precisa atingir no mínimo 80 pontos na avaliação feita por provadores profissionais da SCA (Specialty Coffee Association), uma organização que possui o intuito de apoiar as produções cafeeiras do mundo inteiro, garantindo acesso à informação e almejando uma produção de café mais sustentável. Além disso, essa associação trabalha para garantir e melhorar a qualidade do café.
Ele é avaliado e classificado por especialistas em degustação, que avaliam a qualidade dos grãos com base em critérios como aroma, sabor, acidez, corpo e finalização. Geralmente, o café especial é valorizado por sua complexidade de sabor e qualidade superior em relação ao café comum.
Seus grãos são geralmente cultivados em regiões com condições climáticas ideais e cuidadosamente selecionados para garantir que apenas os melhores grãos sejam utilizados.
O café especial é geralmente cultivado em pequenas fazendas que se dedicam à produção de café de alta qualidade, em vez de produzir em grande escala. Esses produtores muitas vezes utilizam métodos de colheita e processamento cuidadosos para garantir que os grãos sejam cuidadosamente selecionados e manuseados.
Características
Os cafés especiais possuem as seguintes características:
- Sabor intenso e complexo: de sabor mais complexo e interessante do que os cafés comuns. Isso ocorre porque os grãos são cultivados em condições ideais e são cuidadosamente selecionados e processados para preservar suas características distintas;
- Acidez equilibrada: geralmente sua acidez é equilibrada, o que significa que não é excessivamente ácido nem excessivamente suave;
- Corpo consistente: O corpo do café especial é geralmente mais pesado e mais encorpado do que os cafés comuns, o que significa que tem uma sensação mais rica e aveludada na boca;
- Aroma distinto: seu aroma é distinto, que pode variar de acordo com o local de cultivo e o método de processamento. Os cafés especiais podem ter notas florais, frutadas, herbáceas ou terrosas;
- Finalização agradável: A finalização do café especial é geralmente limpa e agradável, o que significa que o sabor do café permanece na boca por um período prolongado, sem deixar um gosto amargo ou desagradável.
Em resumo, o café especial é conhecido por sua complexidade de sabor, acidez equilibrada, corpo consistente, aroma distinto e finalização agradável. Essas características resultam em uma xícara de café única e de alta qualidade.
Onde comprar
Agora que você já sabe o que é um café especial, venha até a nossa loja comprar o seu.
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 34/36, no Centro de Santos/SP.
Ou clique aqui e compre nossos produtos e acessórios através do nosso site.