Que o café é uma das bebidas mais queridas do Brasil não é novidade, mas você sabe quais são os benefícios do café à saúde?
Isso mesmo, a bebida querida dos brasileiros reduz riscos de doenças.
Leia o artigo abaixo sobre o assunto.
Estudos sobre os benefícios do café à saúde
De acordo com um estudo de Harvard, tomar entre 3 e 5 xícaras da bebida diariamente protege contra morte prematura por doenças cardíacas, diabetes e mal de Parkinson.
O consumo moderado de café (3 a 5 xícaras por dia) foi associado à redução do risco de morte por doença cardiovascular, diabetes tipo 2, doenças neurológicas como o Parkinson, e o suicídio.
Beber entre três e cinco xícaras de café por dia reduz o risco de morte prematura por doenças cardíacas, suicídio, diabetes ou mal de Parkinson. Tanto a versão comum da bebida quanto a descafeinada são benéficas.
O trabalho, conduzido por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, baseou-se em relatos sobre condições médicas e hábitos de 208.501 mil enfermeiros e outros profissionais de saúde, ao longo de 30 anos. A partir dessas informações eles compararam os resultados de pessoas que não bebiam café, ou que ingeriam menos de duas xícaras por dia, com aquelas que consumiam até cinco xícaras diárias.
Esse estudo vem para somar com os diversos benefícios já conhecidos do café, como melhorar a memória, aliviar o estresse, ajudar na perda de peso e combater o Alzheimer! Outros estudos mais recentes apontam até para a redução do risco de câncer.
Fonte de antioxidantes
O café é uma excelente fonte de antioxidantes, substâncias que protegem o corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Estudos têm mostrado que os antioxidantes presentes no café podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, câncer e até mesmo o envelhecimento precoce.
Estimulante natural
O café é conhecido por seu efeito estimulante devido à presença de uma substância chamada cafeína. A cafeína ajuda a aumentar o estado de alerta e a melhorar a concentração. Além disso, ela pode contribuir para um bom desempenho físico, auxiliando na resistência e reduzindo a fadiga.
Melhora o humor e reduz o risco de depressão
Muitas pessoas relatam que o café os ajuda a melhorar o humor e a se sentir mais positivos. Estudos mostram que a cafeína presente no café estimula a produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina, que estão associados ao bem-estar e à redução dos sintomas de depressão.
Benefícios para o metabolismo
Outro benefício do café está relacionado ao seu efeito no metabolismo. A cafeína pode aumentar a taxa metabólica, estimulando a queima de gordura e auxiliando no controle de peso. Além disso, o café também pode melhorar a sensibilidade à insulina, prevenindo o desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2.
Proteção para o fígado
Pesquisas sugerem que o consumo moderado de café pode contribuir para a proteção do fígado. Estudos têm associado o consumo de café a um menor risco de desenvolvimento de doenças hepáticas, como cirrose e câncer de fígado. No entanto, é importante ressaltar que esses benefícios são observados em pessoas que consomem café de forma moderada, e não em excesso.
Controla o Risco de Doenças Crônicas
O consumo regular e moderado de café tem sido associado a um menor risco de desenvolvimento de várias doenças crônicas. Estudos têm mostrado que o café pode ajudar a reduzir o risco de doenças como o mal de Parkinson, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo certos tipos de câncer, como o câncer de cólon.
Conclusão
Cada vez mais conclui-se que o consumo regular de café faz parte de uma dieta saudável e balanceada!
Aproveite todos esses benefícios e desfrute de uma xícara de café aqui no Rei do Café.
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 34/36, no Centro de Santos/SP.
Ou clique aqui e compre nossos cafés e acessórios através do nosso site.