Molhar o filtro de papel melhora o café?
Molhar o filtro de papel antes de fazer café pode trazer algumas vantagens.
Mas, o impacto na qualidade do café pode ser subjetivo e depender das preferências pessoais.
Essa técnica é tão importante que existem até campeonatos de baristas que avaliam a técnica de preparo do café, incluindo a aplicação de molhar o filtro.
Nas próximas linhas explicaremos melhor todo esse processo.
Como funciona o filtro de papel
O filtro de papel é responsável por reter os óleos e sedimentos presentes no café, garantindo que a bebida fique mais limpa e suave. Porém, o papel pode deixar um sabor residual e prejudicar o sabor da sua bebida.
Ele é colocado em um porta-filtro ou suporte de filtro, geralmente em formato cônico ou em forma de cesta, que se encaixa em uma cafeteira ou jarra.
À medida que a água quente é despejada sobre o café moído, ela passa através do filtro de papel. O papel atua como uma barreira, retendo os sólidos, como os grãos de café moídos e os óleos naturais do café, conhecidos como sedimentos. A água quente extrai os compostos solúveis do café, como os óleos essenciais e os sabores, enquanto o filtro de papel filtra esses elementos indesejados.
O filtro de papel também desempenha um papel na extração controlada dos sabores do café. O papel absorve parte da água e retarda o processo de extração, permitindo que os sabores sejam liberados gradualmente. Isso ajuda a evitar uma extração excessiva, que pode resultar em um sabor amargo e indesejado. Portanto, o filtro de papel ajuda a obter uma extração mais equilibrada e controlada dos sabores do café.
O que acontece quando o filtro de papel é molhado?
Ao molhar o filtro de papel, você remove o sabor residual e garante uma extração mais uniforme do café, resultando em um sabor mais suave e equilibrado.
Molhar o filtro de papel ajuda a estabilizar a temperatura da água, o que também é fundamental para o preparo do café. Como a água quente acaba comprometendo naturalmente o sabor e o aroma do café, molhando o filtro, você prepara o equipamento e garante que temperatura seja a ideal para a extração.
Essa técnica também é ideal para promover a saturação da água do papel. Afinal, no momento em que você joga a água quente sobre o café é quando acontece a maior liberação de óleos responsáveis pelo sabor e aroma. Dessa forma, se o papel estiver seco, ele roubará esses óleos e seu café ficará sem sabor!
É importante lembrar que molhar o filtro de papel só funciona se o filtro e o café forem de qualidade.
Filtros baratos podem acabar rasgando, furando e comprometerá o preparo do seu café. Assim como, se o café for de má qualidade, pode jogar o quanto de água que você quiser, o sabor será ruim.
Considerações finais
Nem todos concordam que molhar o filtro de papel faz uma diferença significativa no sabor do café.
Alguns preferem pular essa etapa e simplesmente fazer o café diretamente.
O ideal é você experimentar diferentes métodos e ver o que funciona melhor para você e suas preferências de sabor.
Aproveite e venha nos conhecer.
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 34/36, no centro de Santos/SP.
Ou se preferir acesse nossa loja on-line e adquira os melhores café, além de acessórios que irão enriquecer sua experiência com a bebida.