O aroma do café
O aroma do café é algo inconfundível.
Não importa a maneira que a bebida está sendo feita, mas quando esse cheiro fica no ar, a vontade de consumir o café é imediato.
E nesse artigo abordaremos vários aspectos sobre esse aroma.
O que é o aroma do café
A palavra “aroma” está associada a cheiros que remetem a algum sabor.
Já a “fragrância” se relaciona a coisas que não necessariamente se podem provar, como folhas, metal ou madeira.
Normalmente, só sentir o cheiro de algo é o suficiente para deduzir o sabor que tem. E com o café não é diferente, tanto que o seu aroma é uma das principais características analisadas por degustadores.
O aroma do café em si é feito por compostos químicos voláteis, exalados pelos grãos após a torra e extração, percebidos pelas membranas nasais.
Roda de sabores
o café também possui uma roda de sabores e aromas que usamos para classificá-lo de acordo com aromas, sabores e sensações contidas na bebida.
Ela foi criada por Ted Lingle diretor-executivo da SCA (Specialty Coffee Association), em 2005, e se tornou um importante guia para torradores, provadores, cientistas e especialistas sensoriais.
A Roda de Sabores de Café tem linguagem universal, é um guia que surgiu como um processo de análise, no qual sabores e aromas são relacionados às notas sensoriais da bebida. Assim, é possível entender se o café especial é mais doce, frutado ou se tem nuances que lembram pimenta, por exemplo.
Seu processo de leitura consiste em 7 passos:
1 – A Roda de Sabores de Café é lida de fora para dentro.
2 – Na parte interna da Roda ficam as informações gerais sobre as notas sensoriais de cada café: doce, frutado, floral, fermentado.
3 – Quando a avaliação passa para a borda a fica mais específica, por exemplo, doce de marmelo, rapadura…
4 – A medida que o “funil aperta” mais perto das características do café você fica.
5 – Sentiu o cheiro? Provou o sabor? Então, entenda de acordo com a Roda de Sabores quais as experiências foram mais próximas do que você percebeu.
6 – Já esses espaços na Roda de Sabores mostram proximidades das notas sensoriais, ou seja, limão-siciliano está próximo ao Taiti. Enquanto isso, laranja e limão-taiti já não têm muito a ver.
7 – A Roda de Sabores de Café pode ser usada em classificações oficiais, premiações ou apenas para a degustação com os amigos no fim de semana.
O que influencia o aroma
A torra é fundamental para desenvolver os aromas nos grãos, mas a genética da planta é de suma importância.
São dezenas de variedades de café só dentro da espécie Arábica, e cada uma influencia diretamente no sabor e aroma da bebida final.
O terroir da região também diz muito sobre o café, pois a altura em relação ao mar, o tipo de solo, clima e técnicas de cultivo da região intervêm em detalhes que fazem muita diferença, na maneira como o fruto absorve os nutrientes, na riqueza de sabor e muito mais.
Outro fator que influencia o aroma é o frescor. Conforme o café envelhece, o pó perde características como aroma e sabor, especialmente depois da moagem. Logo, o ideal para um café bem aromático é buscar grãos torrados em até um ou dois meses antes e, se possível, moer só na hora de tomar.
Conclusão
Agora que você conheceu um pouco mais do aroma do café, que tal vir até a nossa loja sentir o aroma de um café maravilhoso?
Estamos na Rua Gonçalves Dias, 34/36, no centro de Santos/SP.
Ou se preferir acesse nossa loja on-line e adquira os melhores café, além de acessórios que irão enriquecer sua experiência com a bebida.